Ensaio realizado em flexão 4 pontos visando determinar a resistência à fadiga de segmentos soldados de trilhos ferroviários. Pode ser realizado em Razão de Carga R=0,1 usando o método Staircase, ou em um nível de tensão específica até 3 ou 5 milhões de ciclos sem que ocorra trincas por fadiga no trilho.
Normas: ABNT NBR 11449, AS 1085.20, EN 14587
Para determinar a resistência mecânica em soldas de trilhos ferroviários, é utilizado o ensaio de flexão em 3 ou 4 pontos (a depender da norma utilizada), em um taxa de carregamento lenta (Slow Bend Test). Os trilhos podem ser submetidos ao carregamento até os valores mínimos de Carga e Deslocamento (flecha) , exigidos pelas normas, ou até sua ruptura.
Normas: AS 1085.20, EN 13230-2, EN 13230-3, EN 13230-4, EN 14587-1, EN 14587-2, EN 14730-2, AREMA chapter 4
Para avaliar ou homologar dormentes ferroviários, uma série de ensaios devem ser realizados para avaliar a resistência mecânica do dormente e do conjunto Fixação-Dormente.
Ensaios dos dormentes
- Ensaio de flexão para determinar o momento positivo e Negativo da seção do dormente sob o trilho,
- Ensaio de flexão para determinar o momento positivo e Negativo no centro do dormente,
- Ensaio de flexão para determinar o momento positivo e Negativo da seção do dormente sob o trilho,
- Ensaio dinâmico para determinar a resistência a fadiga, na seção do dormente sob o trilho, até 3 milhões de ciclos e com uma trinca induzida estaticamente,
- Ensaio de flexão de aderência para verificar o deslocamento dos cabos de protensão em dormentes de concreto e de determinação da carga final (até a falha) na seção do dormente sob o trilho
- Ensaio de arrancamento de insertos de dormentes, onde os insertos devem ser carregados até determinada carga por alguns minutos e , depois de descarregado, verificado se houve deslocamento residual ou trincas
- Ensaio de torque dos insertos: nos quais é aplicado determinado torque, sem que haja rotação dos insertos
Ensaios do conjunto Fixação-Trilho-dormentes
- Teste de suspensão das fixações(palmilhas, grampos, isoladores, parafusos), onde um carregamento é aplicado até determinar a carga de início da separação entre trilho e dormente ou entre o trilho e a palmilha. Depois a carga é aliviada e uma determinada carga é novamente aplicada, com o objetivo de verificar se algum inserto soltou ou afrouxou e ainda se algum componente do conjunto se soltou ou se há alguma fratura dos mesmos.
- Ensaio dinâmico das Fixações: Um conjunto Fixação-Trilho - Dormente é submetido a um carregamento repetitivo (fadiga) até 3 milhões de ciclos, sem que haja falha de qualquer um dos componentes da fixação
- Ensaio de retenção Longitudinal das Fixações, no qual um incremento de carga é aplicado longitudinalmente ao trilho, até determinado nível, com o carregamento mantido por pelo menos 15 minutos, com deslocamento máximo de 5mm nos primeiros 3 minutos e menores que 0,25 mm no restante do tempo de carregamento
- Ensaio de Retenção Lateral das Fixações, onde uma pré-carga é aplicada no boleto do trilho, visando o assentamento do conjunto, e depois de aliviada é aplicado um novo carregamento carga axial para medir a translação do patim, novamente descarregada e seguido de um terceiro carregamento para calcular a rotação do trilho
- Ensaio do momento de Rotação do Trilho nas Fixações Neste ensaio uma carga transversal é aplicada no patim do trilho para medir o movimento relativo entre o dormente e o trilho até que o trilho faça um deslocamento de rotação de 1,5°. Após o término o mesmo carregamento deve ser aplicado do lado oposto do trilho.
Norma: ABNT NBR 11709
Ensaio aplicando carregamento cíclico, em flexão, para determinar a resistência à fadiga das travessas, bem como a homologação de novos projetos.
Norma: AAR M202
Ensaio cíclico em compressão com o objetivo de verificar a vida útil da mola (resistência à fadiga), bem como verificar se houve perda de altura da mola durante o ensaio de fadiga.
Norma: AAR M202
Ensaio realizado em carregamento repetitivo, compressivo, com o objetivo de verificar a durabilidade a palmilha, em condições de serviço.
Norma: ABNT 16649
Ensaios para homologação, verificação das resistências mecânica e de fadiga em fixadores mecânicos, juntas estruturais e barras reforçadoras de concreto para as mais diversas indústrias.
Neste ensaio uma roda ferroviária é fixada numa estrutura simulando o acoplamento com o eixo, e um carregamento cíclico (R=-1) é aplicado ao aro da roda até 10 milhões de ciclos, sem que haja qualquer nucleação de trinca por fadiga.
Normas: BS EN 13262
Para verificar sua durabilidade, um conjunto de feixe de molas é montado sob um atuador hidráulico e submetido a um carregamento de fadiga.
Normas: DIN 2094