O ensaio de fadiga determina o comportamento dos materiais compósitos quando submetidos a carregamento mecânico cíclico. Essas cargas cíclicas provocam a deterioração progressiva até a completa falha do material. O ensaio é realizado em materiais sujeitos a ciclos repetitivos de cargas de flexão, compressão, alongamento ou torção.

Normas: ASTM D3479, ISO 13003

O ensaio de fluência consiste em submeter um corpo de prova a uma carga constante, seja sob tração, compressão ou flexão, durante um período de tempo e em temperaturas elevadas.

Norma: ASTM D7337

Neste ensaio aplica-se uma tensão ao corpo de prova com uma deformação constante e a mesma é reduzida em função do tempo. O ensaio de relaxação de tensões é uma forma de avaliar a viscoelasticidade de um compósito.

Norma: ASTM E328

O ensaio de flexão em quatro pontos fornece informações sobre as propriedades mecânicas, tais como, módulo de rotura à flexão, módulo de elastividade, resiliência e tenacidade.

Norma: ASTM D6272

Este ensaio determina as propriedades de tração de materiais compósitos de matriz polimérica reforçados com fibra. As propriedades obtidas são: tensão e deformação últimas de tração, módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson. Para o caso de reforços contínuos é importante relatar a direção de remoção dos corpos de prova e a de realização do ensaio.

Nomas: ASTM D3039, DIN EN 2561

Este ensaio determina propriedades de cisalhamento de materiais compósitos de matriz polimérica reforçados com fibras contínuas (±45°). O ensaio é capaz de determinar o módulo de cisalhamento, tensão e deformação máximas de cisalhamento e a curva de tensão cisalhante vs. deformação.

Nomas: ASTM D3518, ISO 1412

Este ensaio determina propriedades de compressão de materiais compósitos de matriz polimérica reforçados com fibras contínuas unidirecionais. O ensaio é capaz de determinar o módulo de elasticidade em compressão, resistência e deformação máximas e coeficiente de Poisson em compressão.

Normas: ASTM D3410, ISO 527-1, DIN EN 2850

Neste ensaio, realizado em uma câmara climática, o material compósito é submetido à condições específicas de umidade e temperatura para a determinação da variação de massa após tempo de exposição definido.

Norma: ASTM D5229

Este ensaio consiste em determinar o teor de reforço, em massa ou volume, de materiais compósitos de matriz polimérica. Após a remoção da resina via ignição, digestão ácida ou combustão, a massa remanescente constituída pelas fibras é utilizada no cálculo do teor de reforço.

Norma: ASTM D3171

Este ensaio determina o comportamento de juntas parafusadas de laminados compósitos de matriz polimérica. Algumas das propriedades extraídas são: módulo de elasticidade, curva tensão-deformação, tensão e deformação últimas.

Norma: ASTM D5961