A espectroscopia de energia dispersiva de raios-x (EDX ou EDS) é uma análise química semiquantitativa que identifica os elementos contidos na amostra, avaliando as interações dos elementos com a radiação eletromagnética emitida pelo equipamento. Cada elemento possui sua própria estrutura atômica, deste modo, a radiação incidida é emitida com um comprimento de onda modificado, possibilitando a sua identificação.

A análise por difração de raios-x permite a identificação de fases de um material cerâmico através da caracterização de sua estrutura cristalina, fornecendo informações sobre as dimensões e características da célula unitária, e sobre a cristalinidade do material.

A densidade de um sólido é uma propriedade medida para identificar um material, para acompanhar mudanças físicas em uma amostra ou para indicar o grau de uniformidade entre diferentes lotes. O ensaio baseia-se no empuxo sofrido pelo material quando imerso em líquido (água ou outro meio líquido que não altere propriedades do material), que é então convertido para volume quando conhecida a densidade do meio.

O ensaio de compressão fornece informações sobre a resistência e deformação dos materiais cerâmicos sob tensões compressivas uniaxiais.

Noma: ASTM C1424

O ensaio avalia a resistência à flexão de materiais cerâmicos à temperatura ambiente por meio da determinação da tensão máxima de flexão.

Noma: ASTM C1161

O ensaio de microdureza Vickers determina a dureza através de uma relação entre as diagonais formadas na penetração e a carga aplicada. O penetrador utilizado neste ensaio é uma pirâmide de diamante de base quadrada.

Norma: ASTM C1327

Ensaio que simula condições de perda de massa por impacto repetitivo em amostras cerâmicas. Os resultados são avaliados através do diâmetro da calota formada no material.

O ensaio abrasivo tipo roda de borracha avalia a resistência à abrasão de amostras cerâmicas. Ele consiste em um disco de aço envolvido com um anel de borracha que gira em contato com a superfície do corpo de prova, com abrasivo na interface (fluxo de ar com areia). O ensaio se realiza a seco ou a úmido, com uma areia de granulometria controlada. O desgaste é avaliado pela perda de massa ou perda de volume, dependendo dos materiais que estão sendo comparados.

Norma: ASTM G65

O ensaio estabelece procedimentos de ensaio padrão para a avaliação de propantes usados em operações de fraturamento hidráulico e gravel-packing. O uso de tais procedimentos se destinam à caracterização das propriedades físicas dos propantes.

Norma: ABNT NBR 13503

Ensaio para a determinação de pisos elevados, quando submetidos à ação de cargas verticais concentradas em placa cerâmica.

Noma: ABNT NBR MB3385

Determina a distribuição granulométrica do tamanho de agregados finos e grossos através de peneiramento mecânico, com diferentes aberturas.

Norma: ASTM C136/C136