CÂMARA CLIMÁTICA
Estes ensaios permitem avaliar os materiais em temperaturas extremas, com controle simultâneo de umidade e temperatura. A câmara permite programação de rampas e patamares na faixa de temperatura de -40ºC à 150ºC e umidade até 85%.
CÂMARA DE ENSAIO UVA/UVB
Os ensaios de envelhecimento acelerado via UV avaliam a durabilidade de materiais poliméricos e elastômeros sob condições de radiação, temperatura e umidade controladas. A susceptibilidade do material ao envelhecimento por UV pode ser quantificada por meio de ensaios mecânicos, de dureza, de desgaste e colorimétricos, comparando-se as propriedades dos materiais antes e após o envelhecimento.
Normas: ASTM G154, ISO 4892-3
CÂMARA DE ENSAIO ARCO XENON
Os ensaios de envelhecimento acelerado via Arco Xenon avaliam a durabilidade de materiais poliméricos e elastômeros sob condições de radiação, temperatura e umidade controladas. A susceptibilidade do material ao envelhecimento por Arco Xenon pode ser quantificada por meio de ensaios mecânicos, de dureza, de desgaste e colorimétricos, comparando-se as propriedades dos materiais antes e após o envelhecimento.
Normas: ASTM G155-05, ISO 4892-2
CÂMARA DE ENSAIO VIA OZÔNIO
O ensaio em câmara de ozônio serve para avaliar a resistência de materiais à degradação do ozônio. É um teste climático que simula ambientes ricos em ozônio. A câmara gera ozônio em concentrações específicas e os corpos de prova são expostos ao ar selado na câmara de ozônio sem luz por um tempo pré-determinado. A temperatura e concentração de ozônio é mantida constante. Normalmente os materiais de interesse são borrachas vulcanizadas ou termoplásticas, buchas de isolamento de cabo, plásticos, têxteis, entre outros.
O que é avaliado?
- Grau de rachaduras na superfície dos corpos de prova
- Grau de mudança de outras propriedades
- Resistência ao envelhecimento por ozônio
Normas: ASTM D1149 / NBR ISO 1431 / DIN 53509-1
CÂMARA DE SALT-SPRAY
Os ensaios de Salt-Spray fornecem um ambiente corrosivo controlado e avaliam a resistência à corrosão de materiais metálicos e metais revestidos quando expostos em uma determinada câmara de teste. A susceptibilidade do material à corrosão por Salt-Spray pode ser quantificada por meio de ensaios mecânicos, de dureza, de desgaste e colorimétricos, comparando-se as propriedades dos materiais antes e após a corrosão.
Normas: ASTM B117SS B287ASS B368CASS / NBR ISO 3769