Engenharia a Serviço do Brasil Engenharia a Serviço do Brasil

Ensaios e Práticas de Preparação "Procedimentos Diversos"

Determina a distribuição granulométrica do tamanho de agregados finos e grossos através de peneiras com diferentes aberturas.
A norma ABNT NBR 13503 estabelece procedimentos desenvolvidos para melhorar a qualidade dos propantes entregues na locação do poço. O uso de tais procedimentos se destinam à avaliação de certas propriedades físicas dos propantes usados em operações de fratura menta hidráulico e gravel-packing. Recomenda-se que tais ensaios possibilitem que os usuários comparem as características físicas de vários propantes ensaiados conforme as condições descritas e o selecionem materiais adequados para as operações de fraturamento hidráulico e gravel-packing.
Ensaios para a determinação de resistência à carga vertical em placa cerâmica de acordo com a norma ABNT NBR MB3385:1991.
A ASTM E837 estabelece o procedimento para determinar tensões residuais próximas a superfície de materiais isotrópicos linearmente elásticos. Apesar da simplicidade, as tensões no material não devem variar significantemente com a profundidade e não devem exceder metade da tensão de escoamento do material.
A determinação de perfil de tensões residuais pela técnica de flexibilidade ao entalhe pode ser tipicamente empregada em chapas soldadas onde é necessário ter uma estimativa da magnitude das tensões residuais presentes no material. Nesta técnica, um entalhe de aresta feito por eletro-erosão a fio é introduzido em um corpo de prova retangular da junta a ser avaliada. À medida que o entalhe é introduzido, a relaxação de tensões provocada resulta em uma deformação do corpo de prova que é medida por meio de um extensômetro colado na face oposta. Em seguida, os valores de deformação são convertidos para tensão, utilizando-se conceitos de Mecânica da Fratura, em uma rotina computacional especialmente criada pelo MIB para tal finalidade.
Para preparação de misturas e fragmentação de partículas usadas no desenvolvimento de novos materiais.
Pelo método Ragone, com o objetivo de determinar comparativamente a fluidez de ligas metálicas de baixo/médio ponto de fusão.
Normalização: tratamento térmico que proporciona homogeneização da química do aço e refino de grãos austeníticos que resultam em perlita fina ou, para hipereutetóides, uniformização da distribuição de carbonetos esferoidizados.

Recozimento: tratamento que visa a redução da resistência mecânica e dureza e aumenta a ductilidade, o que facilita operações como usinagem e processos que envolvam deformação a frio.

Têmpera: tratamento térmico utilizado para a formar martensita, fase metaestável de alta dureza, na microestrutura de aços. O tratamento submete a amostra a taxas de resfriamentos dependentes de sua composição química, principalmente teor de carbono. Revenimento: tratamento realizado após a têmpera para aumento da ductilidade, consequentemente a redução da fragilidade do material e tensões residuais. Alívio de tensões: tratamento realizado que tem por objetivo minimizar ou eliminar tensões residuais, através do aquecimento a temperaturas moderadas.